Pana Cotta de Chocolate Branco e Matcha com Calda de Framboesas



Falemos hoje de sobremesas. Quem não gosta de uma sobremesa, mais ou menos tradicional, com diferentes texturas e sabores.
Há as sobremesas de cada estação e de cada época, gelados mais no Verão, as rabanadas e os sonhos no Natal, os doces com frutos secos no Outono... Depois há as sobremesas intemporais, aquelas que em qualquer estação nos aconchegam a alma. É sempre benvindo uma tacinha de barro recheada de arroz doce coberto por uma camada de canela em pó, colheradas de uma generosa fatia de pudim caseiro, uma sublime mousse caseira de chocolate ou um creme brullé com uma crosta estaladiça.
Recentemente descobri uma verdadeira panaccota, outra sobremesa que considero intemporal. Descobrir não no verdadeiro sentido da palavra. Mas encontrar a receita que me traria a qualquer mesa uma verdadeira panaccota, com a textura e o sabor correcto. Foram muitas tentativas falhadas, ou pela textura demasiado rija que mais parecia gelatina ou então o oposto, basicamente um creme de natas.


Foi após visitar este blog, da querida e doce Patrícia que decidi reproduzir a sua panacotta de chocolate branco e matcha. Como já tinha adquirido matcha nesta loja que merece uma visita, foi o momento ideal para a poder usar e saborear. Da receita da Patrícia apenas decidi alterar o molho usando um coulin de framboesa ao invés de cereja. Não encontro adejetivos para definir tal delicadeza e suavidade desta panacotta que acompanhada pela frescura da framboesa nos eleva aos céus.




Pana Cotta de Chocolate Branco e Matcha com Calda de Framboesa

Ingredientes:

400 ml natas
100 ml leite meio gordo
100 gr chocolate branco
100 gr açúcar
5 folhas de gelatina
2 colheres de chá de matcha

** Calda:
200 gr framboesas congeladas
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sumo limão


Preparação:

Comece por untar as forminhas com um pouco de óleo, com a ajuda de um pedaço de papel de cozinha.
Numa taça misture  as natas, o leite, o açúcar e o chá matcha. Leve ao lume a mistura até ferver. Acrescente o chocolate branco partido em pedaços mais pequenos, deixe derreter e mecha bem para ficar homogéneo.
Entretanto demolhe as folhas de gelatina em água fria, escorra bem e acrescente ao preparado anterior. Encha as forminhas com o preparado e leve ao frio de um dia para o outro.

Prepare a calda, misturando todos os ingredientes e levando ao lume até reduzir um pouco. Deixe arrefecer.

Desenforme com cuidado as panacottas e coloque por cimo um pouco da calda. 





Deliciem-se!!


6 comentários:

  1. Olá Ana,

    como já te disse, panna cotta está no top das minhas sobremesas preferidas. Adoro mesmo... e sim, é uma sobremesa que sabe bem seja qual for a estação.
    Felizmente acho que ainda não provei uma "má" panna cotta, mas como é óbvio existem algumas que são melhores que outras. Esta receita da Patrícia tem realmente muito bom aspeto. Vou levar a receita minha querida. Quero experimentar sem dúvida.
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  2. Oh que amor de fotos ♥ Está muito lindo o blog :)
    É boa não é? Nem consigo bem definir o sabor mas olha que com cereja é qualquer coisa...quando houver experimenta. Também dá com cereja congelada, costumo encontrar no Intermarché.
    Obrigada pela referência ♥
    Bjinhoos
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha...... :) Que fotos lindas.
    Beijinho

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  5. Olá :) Enviamos um convite para o teu email.
    Contamos contigo? :)

    ResponderEliminar