Bolo de Pastinaca e Especiarias

abril 02, 2016



Mais de 720 dias, 24 meses, 200 publicações, algumas centenas de fotografias, outras tantas histórias, quase 5.000 seguidores via Facebook, Instagram e Blogue e mais de 83.000 visualizações, assim é o balanço que faço deste dois anos de Blogue. Sim!! Este cantinho está de Parabéns e convida todos a juntarem-se à festa. É hora de festejar o seu 2º Aniversário.


Ainda criança, vai crescendo devagar mas cada vez mais ao meu ritmo e de acordo com os meus gosto, ideias e interesses.
Defino estes dois anos, como anos de descoberta e reforço. Descoberta de novos interesses, novos sabores, ingredientes, aromas... e reforço de paixões e amores tatuados no coração. Vejo-me a preencher a estante cá de casa com livros de cozinha e mais recentemente de fotografia. Dou por mim a frequentar a feira da ladra, feiras de velharias e lojas de loiça a peso. Entro no escritório que virou mais um estúdio onde fotografo e onde tenho pedaços de madeira velhos e esquecidos, excelentes para servirem de cenário. 
Conheço pessoas ligadas a este mundo da blogosfera e de outros... ligados aos livros, à comida, à fotografia... Algumas dessas pessoas já moram no meu coração. É engraçado quando conhecemos pessoalmente as pessoas que estão por detrás de cada blogue. E ter aquela sensação de nos conhecermos à uma imensidão de tempo.






























































Este ano foi preenchido com alguns workshops, um deles de FoodPhotography com a simpática Maria Midoes e outro, com a talentosa rainha dos Naked Cakes, a Sandra do Blogue Migalha Doce.
Foi um ano repleto de outras tantas emoções e momentos únicos. Concorri ao Concurso A Mesa dos Portugueses e fui uma das 10 finalistas, com o Bacalhau Gratinado com Legumes e Broa. Tive o privilégio de conhecer pessoas magnificas e genuínas, chefs com nos ensinam e nos presenteiam com dicas interessantes e úteis. Um grande obrigado principalmente à chef Inês Diniz, que me fez companhia e me deu todo o apoio no dia do meu aniversário quando fui à RTP1 apresentar o meu prato de Bacalhau. Foi um dia Único recheado de emoções e repleto de muitos sorrisos.
Nestes doze meses abracei alguns projectos e tenho tantos outros na manga. Participei como contribuidora nalguns textos para o blog Saliva e em parceria com a Dr.ª Carla Fernandes, participo mensalmente na sua rúbrica "Inspirar e Nutrir". 
Em conjunto com A Cooperativa, Mercearia e Tasca em Leiria, preparei o primeiro Brunch que fez as delicias de todos, um sucesso garantido! Mas os projectos não ficam por aqui, e que me segue já se apercebeu que nos últimos tempos são diversos os bolos que tenho partilhado. Sim, bolos de aniversário, baptizados, festas ou um simples bolo para oferta. Naked Cakes decorados de forma personalizada é assim que pretendo continuar a oferta.

E para novos recomeços há que mudar!! E começamos já pela imagem do blogue. Há que renovar e inovar. Uma imagem mais simples, mais atractiva e acolhedora que dá o ponta pé de saída para novas ideias. Agradeço à Joana toda a paciência que teve comigo e que levou a este magnifico resultado.



Foram inúmeras as ideias para para vos presentear e servir de base às duas velas. Um guloso Naked Cake, uns decorados Cupcakes, uma simples tarte de fruta ou algo mais caprichado. 
Mas foi um saco de pastinacas que já algum tempo estava no frigorífico que ditaram a escolha. A inspiração veio de um dos livros que mais gosto, Baking Food 52. A receita é um bolo de pastinaca e especiarias. Massa simples e fofa, com aromas da canela e do gengibre, o sabor do coco e a textura da farinha de amêndoa. A pastinaca dá um toque especial.
Uma opção mais que acertada e aprovada por aqui. Um bolo ideal para um lanche ou para o pequeno almoço que acompanha na perfeição uma chávena de chá ou um café bem forte.

Neste momento, vamos acender as velas, cantar os parabéns e saborear cada pedaço deste Bolo de Pastinaca e Especiarias, acompanhado de uma taça de champanhe para festejar mais um aniversário. Continuem por ai, a festa só agora começou.







Bolo de Pastinaca e Especiarias


Ingredientes:

250 gr farinha de trigo
50 gr farinha de amêndoa
40 gr de coco ralado
170 gr de açúcar
100 ml de mel
4 ovos
120 ml buttermilk
100 gr manteiga
150 gr de pastinaca ralada
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sodio
1 colher de café de sal
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de gengibre
1/2 colher de café de pimenta jamaica moida
1/2 colher de café de noz moscada

Para calda: 60 ml de mel
                   60gr manteiga
                   120 ml de buttermilk


Preparação:

Comece por bater o açúcar com a manteiga com a batedeira eléctrica. Acrescente os ovos e bata em cada adição. 
Noutra taça junte as farinhas com o coco, o bicarbonato de sódio, o sal e as especiarias.
Adicione o mel e o buttermilk ao preparado dos ovos e misture tudo muito bem. Acrescente o preparado das farinhas e as pastinacas raladas. Envolva tudo muito bem e coloque o preparado num tabuleiro (20 x 30 cm) untado e polvilhado com farinha.Leve a cozer em forno pré aquecido a 180ºC cerca de 35 minutos. Retire do forno, desenforme e antes de arrefecer totalmente coloque a calda por cima.
Para a calda, leve ao lume até aquecer o mel com a manteiga e acrescente o buttermilk.

Nota: Para o buttermilk coloque num copo leite com umas gotas de limão e deixe repousar uns 10 minutos.

Deliciem-se e sirvam-se de um quadradinho de bolo!! Vamos Festejar!!

You Might Also Like

0 comentários

Instagram