Chocolate Quente com Flor de Sal

dezembro 08, 2018



O calendário marca Dezembro, começo a fazer contas de cabeça e faltam apenas quinze dias para o Natal.
Lá fora o espírito natalício teima em se instalar cada vez mais cedo. As cidades e vilas enchem-se de cor e luz, erguem-se as gigantescas árvores de natal, fazem-se presépios em casinhas de madeira revestidas de palha, as ruas iluminam-se e ganham vida com a música que se faz ouvir. O jingle beels embala-nos a cada passo dado em direcção à pista de gelo tão popular actualmente para os miúdos e graúdos. Não esquecer o pai natal que aguarda uma visita na sua casa de madeira adornada com pinheiro e decorada com presentes.
O olfacto também é posto à prova, é o cheiro a castanhas assadas, que embrulhadas em papel de jornal nos aconchegam a alma.
É neste período que os shoppings se enchem de pessoas, para fazer as suas compras de Natal quer para a Ceia de Natal quer para oferecer. Dispenso cada vez mais as filas que se instauram nas grandes superfícies, as compras de última hora ou o enorme fernesim que se vive para se ter tudo esteja pronto no dia de Natal.
Gosto sim de preparar alguns mimos e lembranças caseiras cozinhadas e preparadas por mim para oferecer. Uma simples e crocante granola, um frasco de chutney ou compota, uma caixa de marmelada caseira, sal aromatizado, uns biscoitos ou umas bolachas também fazem parte.
Depois há os presentes que compro sempre com bastante antecedência. E este ano não foi excepção. Por aqui todos os presentes já estão debaixo da árvore cá de casa à espera da meia noite do dia 24 de Dezembro. As botas decoram a lareira, o arranjo de natal em cima do aparador e até mesmo a coroa formada de ramos de pinheiro em cima da mesa de jantar ou o pai natal a dar as boas vindas a quem por aqui chega. Este ano há um presépio que se juntou a toda a restante decoração. Não é um presépio qualquer. Feito de madeira e pintado de preto, veio comigo da viagem que fiz a São Tomé. Um presépio artesanal feito pelos santomenses e tanto prazer tive em trazer.

Mas Natal não é só sinónimo de decoração em tons verde, vermelho, branco, prato ou dourado. Não é sinónimo de presentes. O Natal é muito mais que isso. É fé, é união, é família, é afecto, luz e esperança. É comida e boa comida, é uma mesa farta, é a reunião da família em redor dessa mesa.
Por aqui já se sonha com as rabanadas e as azevias, com o bolo rei e o arroz doce, o bolo de ananás e o de chocolate entre muitas outras iguarias. De pratos salgados, o cabrito e o bacalhau não faltaram. Este ano já se falou em convidar também o polvo para se juntar à festa e à ceia.


Mas enquanto o dia 24 não chega, há que relaxar e descansar da azafama que antecipa esses dias. Vamos aproveitar estes dias mais frios e por vezes meio cinzentos, para relaxar junto da lareira ou no sofá aquecida por uma manta sobre as pernas. Nas mãos seguro uma caneca de chocolate quente bem fumegante.
Uma caneca repleta de sabor e sentimento. Altamente viciante esta receita de chocolate quente com flor de sal é uma inspiração deste livro lindo da Hannah Miles que me foi dado a conhecer pela querida Inês do blog Ananás e Hortelã. De cor brilhante, cremoso e bastante suave o sabor do chocolate é realçado pela flor de sal. Uma receita que tem na mesma dose de sabor a sua simplicidade.




Chocolate Quente com Flor de Sal

Ingredientes:

100 gr de Chocolate em tablete com 70% cacau
250 ml de Leite
250 ml de Natas
1 colher de sopa de Açúcar
1 gema
Meia colher de chá de flor de sal

Preparação:

1. Comece por partir em pedaços mais pequenos o chocolate.

2. Num tacho misture o leite, as natas, o chocolate em pedaços, o açúcar e a flor de sal.

3. Leve a lume médio até o chocolate estar totalmente derretido e obter uma mistura homogénea. Retire do lume e verifique se é necessário mais uma pitada de flor de sal. Coloque a gosto.

4. Misture ao preparado do chocolate uma gema mexendo tudo muito bem.

5. Disponha o chocolate quente em chávena e sirva imediatamente. Se preferir acompanhe com uns biscoitos.


You Might Also Like

2 comentários

  1. Que delícia de chocolate quente.
    E as fotos, maravilhosas como sempre. Fiquei com vontade de fazer.
    Beijo
    Elsa

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha de chocolate quente. Adoro as fotos e fico mesmo feliz que o livro te tenha inspirado minha amiga!
    Aproveito ainda para te dar os parabéns pela nova cara do teu cantinho, que venham daqui muitas coisas boas, comida e viagens por esse mundo fora.
    Um beijinho enorme.

    ResponderEliminar

Instagram