Crumble de Natal e o Desejo de um Feliz Natal!

dezembro 21, 2018









Por aqui o calendário do advento mostra a contagem decrescente até ao Natal. Depois de um início de Dezembro bem atarefado, onde os dias passaram a uma velocidade luz, agora é tempo de descansar e relaxar à espera do Natal.
As compras das últimas prendas, a preparação de mais algumas granolas e biscoitos para oferecer, a ida ao supermercado para comprar tudo atempadamente para a ceia e o almoço do dia de Natal fez com que o inicio do mês fosse uma correria constante. Correria também justificada pelo Natal ser cá em casa este ano e porque eu quero que esteja tudo perfeito.
No entanto, ao contrário dos anos anteriores, este ano tenho férias por estes dias. O que me está a ajudar. Palavras de ordem para estes dias descansar e relaxar.
E assim estou a fazer.
Quem me segue no instagram, pode ver através das stories que voltei ao meu querido Porto. Uma cidade que amo de paixão e a qual gosto sempre de voltar. É uma sensação que não consigo descrever. Tenho sempre a sensação que é a primeira vez que vou até lá.
O Porto está ao rubro, ruas totalmente renovadas e de cara lavada, lojinhas bonitas que se apresentam à população, cafés e restaurantes que surgem como pipocas.
Os dias são sempre poucos para a lista enorme de lugares que gostaria de conhecer. Mal soube que ia até ao Porto coloquei logo como prioridade Boa-Bao, um restaurante asiático. A expectativa era muito e definitivamente não me desiludiu. Entre springs rolls, sopa de wontons, caril e Pad Thai, foi mesmo o creme brulée de manjericão e erva príncipe que me fez delirar. Um espaço muito agradável que convida a voltar.
Outra sugestão é o Mito Restaurante. A agenda não permitiu a visita para um jantar ficando apenas pelo almoço e pela ementa que preparam para almoços. Posso dizer que foi uma forma de me aguçar o apetite para numa próxima me juntar ao jantar. Mas devo realçar a Tosta de Novilho, Bacon e Pickles, um Ramen cheio de sabor, e um Donut com ovos moles e canela que finalizou a refeição. Destaco também a simpatia de toda a equipa que nos dá as boas vindas naquele espaço.
Como a companhia de viagem gosta de voltar a sítios onde já foi muito feliz, e também onde se come muito bem voltamos a este restaurante para nos deliciarmos com o magnifico pernil e para comer para mim uma das melhores rabanadas. Saímos de lá com a sensação que somos sempre bem recebidos, e que o nosso estômago vem sempre bem reconfortado. Para quem não conhece pode ver aqui o Restaurante Antunes.
Pode-se dizer que foi um roteiro gastronómico pelo Porto, mas também foi a possibilidade de rever lugares que adoro, passear por ruas que me adoptaram e que me dão as boas vindas com alguns raios de sol.




Estou de volta a casa e trago na mala uma ideia para uma sobremesa que irá estar presente na nossa mesa de Natal.
A sugestão prende-se neste Crumble bem natalício. Com sabores e aromas deste época. A fruta escolhida foram as maçãs e as amoras, o biscoito que serve de crumble terá o sabor do gengibre, da canela em pó, e do melaço de cana que lhe será adicionado. Sabores que nos transportam para as tradicionais gingerbread cookies. Sabores tão familiares para esta época natalícia.

Para este receita usei as mini cocottes lindas da Le Creuset, que me foram oferecidos pelo meu querido amigo Célio, do blog Sweet Gula. No entanto poderão também fazer num único recipiente ao invés de doses individuais.

Dificilmente voltarei aqui a este cantinho antes do Natal, desejando a todos um Feliz Natal recheado de sorrisos e muito amor junto de todos os que amam. Aproveito para também desejar um excelente ano de 2019, repleto de saúde e felicidade.

No entanto, por agora deliciem-se com esta receita que acredito não vos irá desapontar.





Crumble de Natal

Ingredientes:

300 gr de maçã cortada em meias luas
150 gr de amoras
2 colheres de sopa de açúcar mascavado
2 colheres de sopa de Vinho do Porto
Sumo limão q.b.

* Para Crumble:

125 gr de farinha tipo 55
50 gr de flocos de aveia
100 gr de açúcar amarelo
1/2 colher de chá de sal
120 gr de manteiga em cubos
1/4 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de melaço de cana
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de gengibre em pó

Preparação:

1. Comece por retirar a casca e os caroços às maçãs, cortando as mesmas em meias luas. Regue a maçã com um pouco de sumo de limão para a mesma não oxidar.

2. Numa taça misture a maçã, com as amoras, o açúcar mascavado e o vinho do porto. Envolva tudo muito bem. Depois coloque o preparado da fruto num recipiente de ir ao forno, como por exemplo um pirex e reserve.

3. Pré aqueça o forno a 180ºC.

4. Prepare agora a massa de biscoito. Numa taça misture a farinha, a aveia, o sal, o fermento, o açúcar, a canela e o gengibre em pó. Misture tudo.

5. Acrescente a manteiga em cubos e o melaço e com os dedos misture tudo formando um crumble.

6. Disponha por cima da fruta o crumble e leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos. Ou até o crumble estar dourado. Retire do forno e sirva com uma bola de gelado se preferir.

You Might Also Like

0 comentários

Instagram