Tarte de Limão

março 09, 2019



Estou de regresso. Mesmo a tempo para dar as boas vindas à nova estação que breve se faz apresentar.
No calendário ainda faltam alguns dias para a Primavera se instalar, mas já podemos antecipa-la com uns dias bem solarengos e primaveris. Com esta nova estação, chegam também os legumes e frutos que a ela confere. As bancas dos mercados vestem-se de cor, nas cozinhas reina os aromas e no estômago os sabores à muito esperados.
Uma das minhas estações preferidas. Anseio e espero algo impaciente que ela regresse o quanto antes.
Em plena época dos citrinos, por cá já foi o momento de reinar as tangerinas. Agora é a vez das laranjas que me adoçam os pequenos almoços em forma de sumo natural, acompanhando uma bela torrada ou até algo mais guloso como uns croissants.
Mas foram os limões que tiveram o seu destaque da ultima vez que fui ao quintal do meu pai. O nosso limoeiro está completamente carregado de limões bem amarelinhos e sumarentos.
A correria destes últimos tempos, levam-me a optar por ideias simples e práticas. Diria também que são as receitas mais clássicas que na maioria das vezes são as mais apreciadas por aqui. Apesar de gostar de inovar, conhecer novas receitas, trabalhar outros ingredientes e explorar novas combinações, sou apreciadora de clássicos, principalmente da doçaria tradicional portuguesa. Um arroz doce, um leite creme, uma tarte de amêndoa, um toucinho do céu ou até mesmo umas farófias. Quem fica com água na boca levanta o dedo :).




Optei por esta receita de Tarte de Limão e não me arrependi. A massa cheia de sabor e bastante suave que se desfaz na boca, liga na perfeição pelo creme igualmente macio de sabor forte do limão.
Preparei a massa, mas poderão optar por escolher massa folhada. Fica igualmente bem.

Esta tarte de limão é daqueles clássicos que se deve fazer nem que seja uma vez por ano. Irresistível aos olhos e ao paladar. Nunca desilude.

Quem por aí se atreve a fazer este clássico?




Tarte de Limão
(adaptado daqui)

Ingredientes:

* Para massa:

   225gr de farinha tipo 55
   125gr manteiga
   80 gr açúcar em pó
   2 gemas
   2 colheres de sopa de água fria

* Para recheio:

   200 ml natas
   2 ovos
   3 gemas
   250 ml de sumo de limão
   110 gr de açúcar

Preparação:

Comece por fazer a massa. Num processador coloque a farinha, o açúcar em pó e a manteiga cortada em cubos. Processe um pouco e vá acrescentando as gemas e a água fria.
Retire a massa e faça uma bola. Envolva em película anti-aderente e leve ao frio por cerca de 30 minutos.
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Retire a massa do frio e estenda a mesma até ficar com uma espessura de 3mm. Caso prefira, pode estender a massa entre duas folhas de papel vegetal para facilitar no processo.
Forre uma forma de fundo amovível com a massa e pique a base com um garfo. Leve ao frigorífico por mais 30 minutos. 
Retire do frio e disponha por cima uma folha de papel vegetal e alguns feijões secos. Leve ao forno a cozer por cerca de 15 minutos. Retire o papel com os feijões e leve a cozer mais 10 minutos.
Prepare o creme. Numa taça misture o açúcar com as gemas, os ovos, as natas e o sumo de limão. Mexa muito bem e deite o preparado na forma.
Reduza a temperatura do forno para 140ºC. Leve ao forno a tarte novamente a cozer o creme por mais 35 minutos.
Retire e deixe arrefecer antes de servir.

Nota: O background das fotografias é da Back.


You Might Also Like

0 comentários

Instagram