Tarte de Mascarpone e Frutos Vermelhos
maio 18, 2019
post de hoje é o reflexo do que têm sido os meus últimos meses. Uma correia estonteante, uma desorganização constante e um planeamento desajeitado.
Penso nas receitas, escolho as mesmas e por vezes até as recrio e fotografo. Depois... depois começa o ciclo que não deveria de acontecer. Os dias vão passando e com isso a inspiração também. Decido que é hoje que me sento em frente ao computador e vou escrever o post. Mas nada sai. A inspiração não existe. Escrevo e de seguida apago, nada faz sentido, as palavras e as frases não se encaixam e o tempo passa sem nada acontecer.
Desligo o computador e penso que no dia seguinte será melhor. Mas chega o dia em que a inspiração não retoma, as fotos ficam esquecidas por uma edição feita a conta gotas. A receita já não é apropriada à estação, os produtos já deixarem de serem consumidos naquele período... e o tempo vai passando sem ter colocado aqui nada para vós.
A receita de hoje já foi preparada há cerca de duas semanas atrás, as fotografias editadas e tudo pensado. O Verão apressado já chegou e com ele o momento exacto de a partilhar.
Hoje, num dia cinzento e fresco partilho esta receita. Deixei-me de momentos ideais. Prefiro boas partilhas bem doces como esta.
A receita já estava marcada à muito, pela sua simplicidade e facilidade de preparação. De um livro lindo de Tartes Caseiras da Linda Lomelino, foi-me dado a conhecer e presenteado pelo meu querido amigo Célio do blog Sweet Gula.
Esta tarte é apresentada com uma formato diferente. Uma base de biscoito plana, que foi feita de forma quadrada como poderia ter a forma redonda, como uma pizza. A textura crocante da base contrasta com um creme simples e cheio de sabor de mascarpone finalizado com uma variedade de frutos vermelhos que dá um toque fresco a cada pedaço de tarte.
Tarte de Mascarpone e Frutos Vermelhos
Ingredientes:
* Massa:
1 chávena de farinha de trigo tipo 55 sem fermento
6 colheres de sopa de farinha de amêndoa
1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de sal
150 gr de manteiga fria
3 colheres de sopa de água fria
* Glacé:
1 ovo
1 colher de sopa de leite
1 pitada de sal
* Cobertura:
250 gr de queijo mascarpone
2 colheres de sopa de açúcar
Raspa de 1/2 limão
400 gr de frutos vermelhos (amoras, framboesas, morangos, mirtilos)
Folhas de tomilho q.b.
Açúcar em pó q.b
Preparação:
Comece por preparar a massa. Misture a farinha de trigo, com a farinha de amêndoa, o açúcar e o sal numa taça. Corte a manteiga em cubos e junte à mistura de farinha. Com as pontas dos dedos trabalhe a farinha com a manteiga até obter uma massa esfarelada. Coloque a massa num processador e vá acrescentando a água gelada colher a colher processando um pouco. Quando tudo estiver ligado, envolva a massa com película anti-aderente e leve ao frio cerca de 2h ou de um dia para o outro.
Pré aqueça o forno a 200ºC. Numa superfície polvilhada com farinha ou numa bancada, estenda a massa em forma de rectângulo ou circulo com a ajuda de um rolo de massa. A base deve ficar com cerca de 5 mm de diâmetro. Transfira a massa para um tabuleiro forrado com papel vegetal.
Prepare o glacé. Bata o ovo com o sal e o leite. Pincele a base da tarte com a mistura de ovo e leve a cozer cerca de 25 minutos ou até a massa ficar dourada. Retire do forno e deixe arrefecer completamente.
Comece a preparar o creme. Bata o queijo mascarpone com o açúcar e a raspa de limão. Espalhe o creme pela base. Por cima disponha os frutos vermelhos e algumas folhas de tomilho. Polvilhe com açúcar em pó e sirva.
0 comentários