Bolo de Pêra e Azeite

agosto 03, 2019




É com um Verão envergonhado que volto. O calendário já marca Agosto e apesar do tempo mais fresco e por vezes não tão solarengo como estamos habituados, há que aproveitar ao máximo este Verão tímido.
Piqueniques em família, passeios à beira mar, tardes na esplanada, caminhadas em plenos parques, almoçaradas e jantaradas no terraço ou na varanda. 
Do armário saem os calções e as tshirts, o fato de banho e os chinelos. Por lá deixamos esquecidos os casacos de lã, os cachecóis e as luvas.
Cheira a maresia do mar, a dias maiores, a descanso e férias. Verão rima sempre com uns dias de merecido descanso e férias. Em plena natureza ou numa qualquer praia, há sempre uns dias para aproveitar ao máximo esta estação.
Quando penso em Verão vem também à memória os legumes e fruta que vai sendo colhida em força. As ameixas, os pêssegos, as pêras, os alperces e os morangos são só alguns dos frutos que todos os dias vou colhendo da horta. Quanto aos legumes esses também não dão tréguas, e no cesto trago os pepinos, os tomates, as courgetes e os pimentos para o almoço do dia.




Mas hoje não vos trago um cesto de fruta e legumes, trago uma receita que foi pensada num piscar de olhos e que para além de simples é simplesmente deliciosa. A mim, este bolo leva-me a memórias de infância quando a minha mãe fazia todos os sábados um bolo caseiro como este de pêra e azeite.
Espero que esta receita vos traga também memórias e momentos bons!!




Bolo de Pêra e Azeite

Ingredientes:

100 gr de açúcar
2 ovos
2 colheres de sopa de mel
240 gr de farinha
180 ml de azeite
90 ml de leite
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó
Raspa de 1/2 lima
3 pêras pequenas

Preparação:

1. Comece por pré aquecer o forno a 180ºC. Unte uma forma de 16 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.

2. Numa taça bata o azeite com o açúcar e o mel. Adicione os ovos e o leite e bata mais um pouco. 

3. Acrescente  a farinha peneirada, o sal, o fermento em pó e a raspa de lima. Misture tudo muito bem.

4. Descasque as pêras e corte as mesmas ao meio, retirando o caroço. Corte duas metades em pequenos cubos e envolva na massa preparada.

5. Coloque a massa na forma e por cima disponha as restantes 4 metades de pêra. 

6. Leve ao forno cerca de 50 minutos ou até a massa estar cozida, para saber faça o teste do palito.

7. Retire e deixe arrefecer, sirva polvilhado com açúcar em pó.

You Might Also Like

0 comentários

Instagram