Pão Integral de Alperces e Arandos

agosto 27, 2019




Entra em nossas casas todos os dias e compõe a mesa de uma qualquer refeição diariamente, assim é o pão com a sua presença assídua.

As variedades e formatos têm sofrido muitas alterações nestes últimos anos. Desde o pão integral ou de outra qualquer combinação de farinhas, com ou sem glúten, frutos secos ou com sementes, sejam salgados ou mais doces, de tamanho individual ou em pães mais pequenos, quem não gosta de uma bela fatia de pão.

Sou uma orgulhosa neta de padeiro, nasci e cresci no meio do forno, das pás e dos alguidares de massa. O pão foi sempre o tradicional pão de trigo que ele preparava. Mas ainda hoje recordo as etapas da preparação. O amassar a massa, o deixar levedar, depois fazia-se pequenas bolas de pão e colocava-se numa pá polvilhada com farinha. A pá levava a bola de pão até ao forno que já estava devidamente aquecido pela lenha. Repetia-se o mesmo processo vezes sem conta e daquela boca do forno saiam muitos pães. Sacudia-se a farinha e coloca-se no cesto de verga. O chão esse ficava marcado pela farinha que o cobria.

Aquele pedaço de pão ainda quente com uma côdea estaladiça e um miolo super fofo, bem esburacado e que pedia um pedaço de manteiga que ao cair sobre o pão quente se derretia automaticamente.


Também me recordo dos papo secos (outro tipo de pão) que a minha mãe comprada na padaria. Cortava-os ao meio e no inverno com o lume aceso, colocava as metades dos papo secos ao pé do lume para irem torrando, sobre a tenaz. Depois era só espalhar a manteiga (na altura a tão conhecida Planta) e saborear aquela maravilha com uma caneca de cevada ou leite.

Quem não tem memórias assim ou outras quaisquer com um belo pedaço de pão?!?!

Em prol destas memórias, arregacei as mangas e meti as mãos literalmente na massa. Amassei com toda a força e dedicação e o resultado foi um guloso pão integral com alperces e arandos secos.

Anotem a receita!!!




Pão Integral de Alperces e Arandos
(receita adaptada daqui)

Ingredientes:

300 gr de farinha integral sem fermento
200 gr de farinha trigo tipo 55 sem fermento
15 gr de fermento de padeiro fresco
10 gr de sal
300 gr de água morna
120 gr de alperces picados e arandos
Aveia para polvilhar

Preparação:

1. Dissolva o fermento em metade da água morna. Reserve.

2. Numa taça (ou alguidar) coloque as farinhas, os alperces picados grosseiramente, os arandos e o sal. Acrescente a água com o fermente e misture com as mãos. Vá acrescentando mais água à medida que vá necessitando para amassar.

3. Amasse muito bem com ambas as mãos. Se for necessário transfira a massa para uma superfície (bancada) e amasse durante pelo menos 10 minutos. 

4. Coloque novamente numa taça, tape com um pano ou com película aderente e leve a levedar pelo menos duas horas ou até duplicar de tamanho.

5. Findo esse tempo, divida em duas porções idênticas ou em porções mais pequenas se pretender pães menores. Coloque as bolas sobre um tabuleiro e deixe levedar por mais 30 minutos. 

6. Pincele os pães com água e polvilhe com aveia. Leve a cozer em forno pré aquecido a 220 ºC cerca de 25 minutos ou 15 minutos se tiver formado bolinhas mais pequenas.

7. Retire do forno e deixe arrefecer (ou se não resistir parta uma fatia com uma dose generosa de manteiga).




You Might Also Like

0 comentários

Instagram