Salada Caprese

agosto 11, 2019


Num período em que da horta trago sacos carregadinhos de legumes e fruta da estação, as refeições são pensadas em função de tudo o que colho da horta.
Na grande maioria das vezes são as refeições leves, simples e mais práticas que reinam por aqui. Ou não fosse a vontade de aproveitar ao máximo os dias longos de sol e calor.
As saladas e os petiscos são as refeições eleitas que casam na perfeição com a esplanada do terraço.

A receita que hoje partilho, não tem grande sabedoria em termos de complexidade. É uma das receitas mais simples que já publiquei. Não há a necessidade de medir em gramas os ingredientes, misturar e esperar. Tudo é colocado a gosto numa taça e apenas temperado com o tempero que preferir. Optei por usar pêssegos e nectarinas da horta que este ano estão com toda a força e que ligam na perfeição com a Burrata e com o manjericão.



A burrata é um queijo italiano da região da Apúlia feito apartir de leite de bufala. É mais cremoso que a mozarela fresca. Descobri este queijo e o seu sabor numa das minhas viagens a Itália, nomeadamente Milão. Nessa altura num restaurante na zona histórica pedi uma tábua de queijos que acompanhava pedaços de focaccia. Fiquei completamente rendida.




Salada Caprese

Ingredientes:

Pêssegos e Nectarinas q.b.
Tomate Cherry q.b.
1 Queijo Burrata
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
Folhas de Manjericão q.b.

Preparação:

1. Comece por lavar os pêssegos e nacterinas, retirar o caroço e cortar em gomos médios. Leve uma frigideira anti aderente ao lume pincelada com azeite. Disponha os gomos na frigideira deixando cozinhas por 3 minutos de cada lado em lume médio alto. Retire e reserve.

2. Numa taça de servir junte os gomos do pêssego, os tomates cherry cortados em metades. Tempere com sal e pimenta.

3. Acrescente a burrata e as folhas de manjericão.


You Might Also Like

0 comentários

Instagram