Granola de Parmesão, Tomate Seco e Tomilho

dezembro 10, 2019

granola caseira salgada

granola salgada


O Natal aproxima-se a passos largos e com ele todo o seu espírito contagiante. As luzes acendem-se e dão vida às ruas, as montras vestem-se a rigor, as musicas começam a embalar-nos e a correria aos presentes também começa!!

Cá em casa já está tudo devidamente enfeitado. A árvore está enfeitada com bolas e enfeites que trouxe da minha última viagem à Bélgica ao seu mercado de Natal. A maioria foi comprado nas lojas tão lindas e calorosas que entre as ruas de Bruges se vão apreciando.
Um centro de mesa com velas vermelhas, outro no aparador, renas e pais natal a espreitar na entrada, as botas penduradas na lareira e não poderia faltar na entrada o presépio que trouxe de São Tomé, um presépio feito em madeira à mão e que é muito especial.

Os presentes, esses também serão preparados entretanto. Mais do que comprar alguma coisa para oferecer, melhor é mesmo oferecer o que de melhor sabemos fazer. Este ano vão sair alguns mini cabazes, cada um diferente do outro, bem personalizado.

Um pacote de bolachas caseiras, um pote com os ingredientes do chocolate quente e com a receita a acompanhar, compotas e chutneys caseiros, azeites e sal aromatizados, licores caseiros, chocolates e granolas.

É sobre as granolas que trago hoje uma sugestão. Servirá na perfeição como presente ou apenas para consumo próprio em casa.

Mas esta não é uma granola doce como tantas que vimos no mercado, esta é uma granola salgada que pode acompanhar sopas ou saladas. Acredito que também apetece comer à colherada :)

Fiquem então com a receita. Se pretenderem oferecer coloquem num frasco de vidro ou num pacotinho de papel e colem uma bonita etiqueta de Natal. Acreditem que será um fantástico e original presente. Quem o receber irá adorar!!!

granola caseira

granola salgada

azeite parmesao tomilho mel sementes frutos secos granola caseira


Granola de Parmesão, Tomilho e Tomate Seco

Ingredientes:

1 chávena e meia de flocos de aveia grossos
1 chávena e meia de arroz tufado
150 gr de queijo parmesão ralado
1 chávena de amêndoas sem pele
1/2 chávena de avelãs
1 chávena de sementes de girassol, de abóbora e sésamo
1/2 chávena de arandos
1/3 chávena de tomate seco 
2 colheres de sopa de tomilho seco
1 chávena de maple syrup (ou mel)
1/2 chávena de azeite
1/4 de chávena de cebola frita
Sal q.b.
Piri piri seco q.b.


Preparação:

1. Numa taça coloque a aveia, o arroz tufado, as sementes, as amêndoas e as avelãs picadas grosseiramente.
2. Acrescente o queijo parmesão ralado, o tomilho seco, o sal, o piri-piri, o azeite e o maple syrup. Envolva tudo muito bem.
3. Pré aqueça o forno a 190ºC. Num tabuleiro forrado com papel vegetal disponha a granola. Leve ao forno por 10 minutos, depois misture um pouco e leve mais 10 a 15 minutos ou até a granola ficar dourada.
4. Retire do forno e acrescente os arandos picados grosseiramente. O tomate seco também picado finamente, e a cebola frita. Envolva tudo muito bem. Deixe arrefecer.
5. Depois de fria coloque em frascos herméticos.

granola salgada caseira

granola caseira

granola salgada

You Might Also Like

0 comentários

Instagram