Vinho Quente com Laranja e Anis e uma viagem à Bélgica!

dezembro 26, 2019

gran place bruxelas

bruges

bruges

o que visitar em bruges

Já o mês de Outubro ia a meio quando me decidi a marcar a viagem para a Bélgica. Porquê Bélgica?
A resposta é simples por nada em especial. Sempre esteve nos meus planos poder visitar algum mercado de Natal e a Bélgica tornou-se a possibilidade de realizar esse desejo a preços mais acessíveis para quem marca viagens com pouco tempo de antecedência e viaja sozinha.

Foram apenas 3 dias, gostaria que pudesse ser mais até porque a Bélgica tem cidades lindas para se visitar. Mas sendo esse o número de dias que dispunha de férias, mais vale três do que nenhum. Eis o lema!

Ouvi antes de ir diversas versões da Bélgica e sobretudo de Bruxelas. Que é suja, que tem muitos sem abrigo, que cheira mal... Apenas me posso manifestar sobre Bruges e Bruxelas, cidades que visitei.

Que posso dizer de Bruxelas, é uma cidade comum como tantas as outras. Talvez por estar vestida a rigor com o seu mercado de Natal através da pista de gelo, das centenas de barraquinhas com produtos regionais, artesanato, vinho quente, waffles ou grauffes e comida (street food), torna a cidade mais acolhedora. Há também a roda gigante e os espectáculos de som e cor. As luzes iluminam as ruas e as praças e o frio que se faz sentir pede gorro, luvas e cachecol. Uma cidade que apreciei conhecer. E que vale a pena conhecer.

Não houve roteiro alinhado com horários, apenas e simplesmente o que pretendia era me perder pelas ruas e lojas, sem destino à partida. Apreciar cada barraquinha com o seu encanto especial, sentar me num café a beber um chocolate quente para aquecer o corpo e dar animo à alma, apreciando sobre a janela o ritmo apreçado de quem por ali passava.

Tudo isto é sentir a cidade e é para isso que eu viajo para sentir cada lugar e aproveitar o que ele de melhor tem para me oferecer.

belgica

bélgica

brugges

bruxelas na bélgica o que visitar

Mas a cereja no topo do bolo desta viagem foi sem dúvida a visita a Bruges. Uma cidade que me recebeu de braços abertos e que me sorriu e presenteou com um dia de sol apesar do frio que se fazia sentir. Nada como uma caneca enorme de chocolate quente não desse uma ajuda para aconchegar e aquecer o corpo porque a alma essa já estava totalmente vislumbrada com tamanha beleza.

chocolate artesanal

natal

bruxelas mercado de natal


É uma cidade para se sentir, e não é difícil. Uma cidade que em cada canto e recanto há algo para ser descoberto. Uma loja diferente, uma cafetaria acolhedora, um restaurante que nos desperta o apetite, um pintor de rua, um take way com chocolate quente, um mercado de rua, uma arquitetura própria que se perde por entre os canais, ou não fosse chamada da Veneza do norte.

Regressei de Bruges com a lágrima no canto do olho e com uma vontade de ali ficar, permanecer por mais alguns dias. Talvez para voltar a visitar a senhora de Faro que encontrei e com quem conversei um pouco, talvez para me perder numa das mais lindas lojas de Natal e na qual me perdi completamente e trouxe uma caixa cheia de enfeites que estão a dar mais vida à minha árvore. Talvez para voltar à loja de chocolate artesanal e pedir um hot chocolate em modo take way, mas que é tão intenso de sabor que apetece repetir infinitas vezes. 
Apreciar os mexilhões com batatas fritas ou moules frites numa qualquer brasserie acompanhando uma bela cerveja belga.

Assim é Bruges, foi difícil despedir me desta cidade. Preferi dizer um até já e agradecer infinitas vezes enquanto esperava pelo comboio. Fica a apenas 1h de Bruxelas e na minha modesta opinião considero uma das cidades mais bonitas e acolhedoras que já visitei na Europa.

Foram três dias intensos que me encheram o coração com momentos e com vontade de para o próximo ano voltar a visitar mais algum mercado de Natal. Da Bélgica trouxe também comigo a vontade de preparar muitas waffles e um aromático vinho quente ideal para esta época de Natal.

Assim enquanto as waffles não chegam fiquem com a receita em video do vinho quente.





Vinho Quente com Laranja e Anis

Ingredientes:

Casca de 1 laranja
Sumo de 1 laranja e meia
1 chávena de açúcar amarelo
3 estrelas de anis
2 paus de canela
750 ml de vinho tinto de qualidade

Preparação:

1. Comece por cortar a casca da laranja e reservar.

2. Coloque o sumo de laranja num tacho, acrescente o açúcar, as estrelas de anis, as cascas de laranja e os paus de canela.

3. Mexa tudo e leve ao lume até o açúcar derreter. Acrescente o vinho tinto e leve novamente ao lume por cerca de 25 a 30 minutos em lume médio. Retire e coloque num jarro de servir.

4. Sirva o vinho ainda quente.



** Lojas e Locais Interessantes para visitar em Bruxelas e/ou Bruges:

 - Cervejaria Cambrinus - Bruges
 - Dille e Kamille - Bruxelas e Bruges
 - käthe Wohlfahrt - Bruges
 - Chocolatino - Bruges
 - Corné Dynastie - Bruxelas
 - Café du Sablon - Bruxelas
 - Amadeo Restaurante - Bruxelas
 - De Witte Pelikaan - Bruges

You Might Also Like

0 comentários

Instagram