Pudins de Citrinos

janeiro 27, 2020






Chegamos à época dos citrinos. Para quem como eu adora citrinos, este é o momento para usar e abusar deles. Numa salada, em sobremesas, num bolo ou apenas consumidos na sua forma mais natural e por sinal bem gulosa.

Recordo-me desta Tarte de Limão, ou deste Bundt de Lima e Limão com Alecrim ou até mesmo deste Bundt de Laranja e Azeite. Analisando as várias receitas que tenho no blog com citrinos conseguem perceber o quanto eu sou fã destes frutos.

Apesar de actualmente o calendário marcar os meses do ano mais frios, eles tornam-se mais quentes com as cores destes frutos. os mercados enchem-se de cores mais cativantes e vibrantes. Os cestos de fruta enchem-se de laranjas, de tangeras, de clementinas, toranjas e limões. 

Por aqui o limoeiro está tão carregado de limões que parece tão frágil e fico sempre com a sensação que irá partir a qualquer momento. Já trouxe comigo alguns limões bem amarelinhos, cheios de sumo e sabor. Daqueles que nos enchem os olhos de tão bons que são.

Também já fui me abastecer de laranjas e de tangeras, assim como de clementinas. O seu sabor doce, aquele cheiro e aroma tão característico, que muitas das vezes é difícil de retirar das mãos quando as como ao almoço... nunca engano ninguém!!



Após a primeira colheita de citrinos achei por bem os poder usar numa sobremesa simples e fácil de preparar. Com estes últimos dias de sol, há que sair de casa, aproveitar os raios de sol apresar do frio. Assim, nada melhor que preparar estes pudins de citrinos que nos aquece a alma a cada colherada.

Confiram então a receita, adaptada daqui.



Pudins de Citrinos

(serve 4 pudins)


Ingredientes:
   250 ml de leite meio gordo
   75 gr de açúcar
   Raspa de 1/2 laranja e 1 tangera
   Sumo de 1 laranja
   2 ovos + 1 gema
   Caramelo q.b.

Preparação:

1. Comece por colocar ao lume o leite com a raspa dos citrinos e deixar ferver. Quando começar a ferver retire do lume. Deixe arrefecer um pouco.
2. NOutra taça coloque o açucar com os ovos e a gema. Misture bem.
3. Acrescente o sumo da laranja assim como o leite já frio.
4. Divida por formas individuais untadas com um pouco de caramelo e leve a cozer no forno em banho maria. 
5. Deixe cozinhar por cerca de 25 minutos a 150ºC, ou até os pudins estarem cozidos.
6. Retire e deixe arrefecer um pouco. Desenforme e sirva os pudins frios com um pouco mais de caramelo.


You Might Also Like

1 comentários

  1. The Socket Organizer spindle has three linear axes of motion (X-Y-Z), like in 3-axis machining, plus the A-axis happens by rotation of the workpiece. There are quantity of} totally different preparations for four axis machines, but usually they are of the ‘vertical machining’ type, where the spindle rotates about the Z axis. The workpiece is mounted within the X-axis and may rotate with the fixture within the A-axis. For a single fixture setup, four sides of the part could be machined. At CloudNC, we've a spread of cutting-edge 3-axis, 4-axis and 5-axis milling machines. As a designer, having an understanding of which sort of machine your part might be manufactured on is crucial in optimising your design.

    ResponderEliminar

Instagram