Waffles de Manga e o #1 Conta-me Histórias de Comer

janeiro 22, 2020



Hoje o post é marcado por mais uma novidade aqui no blog. Uma nova rubrica que terá o apoio da Bertrand Livreiros e a qual terá o nome de "Conta-me histórias de Comer". Pois bem!
Assim todos os meses haverá a apresentação de um novo livro de cozinha, da autora do livro e a apresentação de uma receita.


Para a estreia desta nova rubrica o livro eleito foi o livro da bloguer Márcia Patrício, Tempero da Argas. Da Editora Chá das Cinco a sua primeira edição foi em Setembro de 2019 .

Márcia Patrício, licenciada e doutorada na área da engenharia zootecnica, é autora do livro Tempero da Argas. Foi devido a tudo o que aprendeu na universidade que definiu muito o seu estilo de vida e de alimentação. Uma preocupação crescente no tipo de alimentação foi ainda reforçada com o nascimento da sua primeira filha em que segundo palavras de Márcia "com menos aditivos e métodos de produção mais sustentáveis", preferindo os alimentos na sua forma mais simples.

Márcia criou o seu blog e decidiu partilhar lá todas as receitas e dicas para uma alimentação mais saudável, defendendo uma alimentação natural e sustentável com inspiração na alimentação paleo e primal, sendo a primal a sua base.

"Gosto de pensar na alimentação primal como um regresso ao tempo dos nossos bisavós, onde a alimentação era maioritariamente proveniente das terras cultivadas pela família ou troca entre vizinhos.", refere a autora.

Assim, "o objectivo é o de optimizar os efeitos que os alimentos e o estilo de vida têm no nosso organismo, usando o exemplo do homem do paleolítico, com uma alimentação natural, utilizando claro, os alimentos disponíveis actualmente e a culinária moderna".

Para Márcia o seu estilo de alimentação primal assenta nos seguintes pilares:

  * os vegetais não são deixados de lado;
  * opta-se sempre por carne, peixe e ovos de boa origem;
  * evitar o glúten;
  * não dispensar a fruta;
  * regulação dos picos de açúcar;
  * escolher sempre lacticínios de animais de produção extensiva;
  * evitar produtos refinados e processados.

O livro Tempero da Argas nasce 10 anos depois do blog com o mesmo nome. Um livro que está dividido por diversos temas. Nele é abordada a forma como pouco a pouco devemos mudar a alimentação, assim como ajudar  as crianças também elas a iniciarem uma alimentação mais saudável. Um livro que conta com 100 receitas divididas em :

    - pequeno-almoço
    - sopas
    - pão
    - carne
    - peixe
    - snacks
    - bolos e bolachas
    - sobremesas
    - receitas para as crianças
    - básicos, como por exemplo os molhos.

As receitas são práticas e simples de preparar, nalguns casos têm dicas que acompanham a receita. Um livro de cozinha sobretudo com receitas saudáveis e de fácil confecção, mais que um livro com fotos que deslumbram.

Já tenho assinaladas as seguintes receitas:

- Creme de Cogumelos
- Caldeirada cremosa de peixe
- Éclairs
- Pastel de Nata

➤     Poderão adquirir o livro através da Bertrand Livreiros.

Achei por bem trazer algo que pode-se ser feito em família, com miúdos e graúdos. Para o pequeno almoço ou para o lanche estas Waffles de Manga são super leves e casam na perfeição com frutos vermelhos ou qualquer outra fruta. Umas waffles que não têm açúcar adicionado para além da fruta.





Waffles de Manga

Ingredientes:

200 gr de polpa de manga
75 gr de farinha de arroz
50 gr de polvilho doce
1 colher de sopa de óleo de coco
1 colher de sopa de farinha de coco

Preparação:

Num processador ou num liquidificador coloque a manga, a farinha de arroz, a farinha de coco e o polvilho doce. Acrescente o óleo de coco e processe tudo muito bem.

Aqueça uma maquina de waffles de acordo com o fabricante e vá fazendo pequenas waffles.

Sirva com fruta.

Nota: poderá cozinhar no forno pré aquecido a 180ºC, durante 15 minutos ou até estar cozidas.


You Might Also Like

0 comentários

Instagram