Pudim de Banana e ( #3-Conta-me Histórias de Comer)

março 30, 2020



Para a nova rubrica Conta-me Histórias de Comer que existe aqui no blog desde o inicio do ano, chega no mês de Março o novo livro da nutricionista Ana Bravo.

Chegou às bancas das livrarias no passado mês de Fevereiro. Nutrição com Coração é o último livro da autora Ana Bravo, com o apoio da Arena Editora.

#3-Conta-me Histórias de Comer  " Pudim de Banana" em Nutrição com Coração de Ana Bravo

Para a nutricionista este é um livro que vai mais além do que foram os outros seus livros. Para a autora, mais que uma alimentação saudável, devemos também nos nutrir de boas emoções e equilíbrio interior.

Segundo a nutricionista, este livro "... centra-se, antes de mais, em pessoas", muito mais que somente na alimentação. " Gostava que percebesse que a alimentação não é um fim, mas sim um principio constante e, como tal, só deve desencadear emoções boas", palavras de Ana.

No momento em que vivemos, a consciência alimentar é relevante mas não devemos ser escravos da mesma até chegarmos a fundamentalismos. Com este livro pretende-se que as pessoas se lembrem delas próprias.

"Comer não deve ser mais uma preocupação excessiva e constante, deve, isso sim, fazer parte do nosso dia-a-dia de forma mais natural e agradável possível" segundo a autora. Também para ela " Porque essa alimentação começa ainda antes da que proporciona a nutrição do corpo ... somos aquilo de que nos alimentamos ... a todos os níveis."

Para Ana Bravo devemos parar e escutar-nos. Mais que nos alimentarmos com comida, devemos perceber quais as emoções que ela nos trás. "Aprenda a apaixonar-se por si, por dentro e por fora. Uma pessoa que se aceita e se ama torna-se muito mais bonita." e "O corpo é um templo, o nosso templo. A Alimentação deve proporcionar sensações boas, ..., tanto no corpo, nutrindo-o, como nas emoções, no que sentimos" e é essa a alimentação do sentir.

Este livro leva-nos a questionar qual a importância que damos a nós próprios. Mostra-nos que o amor e as emoções nutrem o nosso corpo e a alma. Levam nos ao equilíbrio, físico e mental. Mais que uma alimentação de rótulos e contagem de calorias, essa deve fazer parte de nós para nos equilibrar em todos os sentidos, ajudando assim no nosso dia-a-dia, na nossa saúde e na nossa felicidade.

Nutrição com Coração é composto por alguns capítulos interessantes e com histórias contadas na primeira pessoa.
Entre alguns pontos relevantes, temos um capitulo dedicado ao aprender a saborear, outro relacionado com a alimentação do sentir. O Equilíbrio também tem aqui o seu destaque. Um dos capítulos que me chamou mais a atenção foi o da Dieta, Alimentação e Nutrição onde são abordados itens como melhorar a saúde e perder peso. Equilíbrio intestinal, o sono e o stress também são vertentes partilhadas nesta obra.

No final, constam algumas receitas divididas pelos seguintes conceitos:

* Alegria
* Aconchego
* Imaginação
* Harmonia
* Abrigo
* Partilha

Tenho algumas receitas já marcadas para serem preparadas nestes próximos fins de semana.

- Bolo de maçã e linhaça, 
- Sumo de Cenoura e Limão, 
- Suflé de Banana com casca,
- Mousse de figos com fruta.

Um livro de fácil leitura e com receitas super simples e práticas de preparar. Nesse contexto, trouxe um Pudim de Banana. 
Com apenas 3 ingredientes, é ideal para utilizarmos aquelas bananas que já estão demasiado maduras e que vão ficando esquecidas na fruteira à espera que alguém lhes dê vida.

Poderão adquirir o livro através da Bertrand Livreiros.






Pudim de Banana

(serve 2 pudins)

Ingredientes:

1 Banana
100 ml de bebida vegetal (usei bebida de amêndoa)
1 folha de gelatina

Preparação:

1. Demolhar a folha de gelatina em água fria. Depois de escorrida levar ao micro ondas para derreter.

2. Entretanto num recipiente alto coloquei a banana em pedaços e a bebida vegetal. Com a ajuda de uma varinha mágica triturar tudo. Acrescentar a folha de gelatina e misturar bem.

3. Colocar em taças e levar ao frigorífico.

You Might Also Like

0 comentários

Instagram