Hoje é dia de festa! (Bolo Merengue de Sementes)

março 24, 2020



Hoje é dia de festa e por isso vamos todos celebrar. O Blog faz hoje 6 anos de vida!!

Quando em Março de 2014 iniciei o meu percursos nesta comunidade da blogosfera, estava longe de imaginar as coisas boas que tudo aquilo me ia trazer. Foi o inicio de algo totalmente desconhecido, sem muita noção das coisas, foi uma forma de partilhar o meu gosto enorme pela cozinha, foi na altura uma terapia.

Neste mesmo dia há 6 anos atrás nascia o Dona Delicia-Atelier de Sabores, de forma muito tímida mas com promessas de vingar. Algumas partilhas mais simples, com fotos bem diferentes das actuais.
Foram 6 anos de puro crescimento e evolução e assim irei continuar. 

Não posso dizer que este percurso tem sido fácil, teve algumas interrupções pelo meio, algumas ausências justificadas em grande parte pelas prioridades da nossa vida pessoal. No entanto, é quando tenho aquele sentimento de falta, que o blog volta a fazer sentido. Com mais garra e força como nunca teve, até mesmo com mais do que quando nasceu.

Foram 6 anos de mudanças, desde a sua morada até ao seu nome. Foi feito um upgrade sendo conhecido e apelidado neste momento, pelo Hey, Strawberry. Este projecto atualmente não é só um sitio de partilha de receitas, é também um projecto de partilha de histórias e emoções em redor de uma receita e de todas as suas fotografias. Daí o Hey, Strawberry ser também um estúdio de fotografia, e tendo associado a sim um portfólio onde é dado a conhecer todos os meus trabalhos realizados nos últimos tempos.

Passado a algo mais pessoal, este blog trouxe até mim pessoas amigas que com que partilho as mesmas paixões, trouxe me muitas experiências que me enriqueceram enquanto blogger e pessoa e acima de tudo um reforço do gosto pela fotografia e uma descoberta fantástica de como é super interessante e motivador fotografar comida. 

A colecção de props cresceu, assim como a de livros. Começaram a chegar backgrounds em encomendas e outros feitos por mim. Luz artificial é já outra ideia e daqui para a frente tudo é novidades.

Iniciei-me nos vídeos, projectos que quero investir mais e tive a possibilidade de ajudar algumas pessoas através do lançamento do meu primeiro ebook de fotografia.

São assim 6 anos resumidos em meia dúzia de parágrafos. São muitas as histórias que aqui poderiam ser contadas, mas ficam na memória e no meu coração.






Este aniversário está longe do que eu idealizei. Queria festejar em grande com algumas novidades que tinha pensado, mas tudo terá que ser simplesmente adiado. Aos pouco irei revelar todas essas novidades, a seu tempo tudo será feito da forma que deve ser.

Por agora e apesar todos estes últimos acontecimentos, hoje é dia de festejar e para isso convido todos que se queiram juntar e partilhar uma fatia deste Bolo Merengue de Sementes, um clássico nas sobremesas australianas (Seeded Saratoga Torte)

Um pedaço de pura tentação, que combina o crocante do merengue de bolacha e sementes, o doce da compota de frutos vermelhos e a frescura das natas com a fruta fresca.




Bolo Merengue de Sementes
(inspirado daqui)

Ingredientes:

1/4 chávena de sementes de abóbora
2 colheres sopa de sementes sésamo brancas
1/4 chávena de sementes de girassol
2 colheres sopa de sementes papoila
3 claras de ovo
3/4 chávena de açúcar super fino + 1 colher sopa
1 pitada de sal
150 gr de bolachas digestivas trituradas
Compota de frutos vermelhos q.b.
200 ml de natas
Morangos e Framboesas q.b

Preparação:

1. Numa frigideiras leve a tostar as sementes, cerca de 10 minutos, com a excepção das sementes de papoila. Retire do lume, deixe arrefecer e depois com a ajuda de um processador triture grosseiramente. Adicione as sementes de papoila.

2. Leve ao lume um tacho com um pouco de água, quando estiver a ferver, reduza o lume e leve as claras a bater em banho-maria com a batedeira eléctrica adicionando aos poucos o açúcar fino e o sal, até formar picos de merengue.

3. Retire do lume e acrescente 3/4 do preparado das sementes e as bolachas digestivas trituradas. Envolva bem.

4. Faça um circulo de 20 cm numa folha de papel vegetal. Disponha o preparado no circulo formando assim uma base e leve ao forno pré aquecido a 170ºC cerca de 25 a 30 minutos.

5. Retire e deixe arrefecer. Depois transfira para um prato bonito de servir. Por cima coloque um pouco de compota de frutos vermelhos.

6. Entretanto bata as natas com 1 colher de sopa de açúcar. Coloque as natas por cima da compota. Polvilhe com um pouco mais do preparado das sementes.

7. Decore com morangos e framboesas. Leve ao frio antes de servir.



You Might Also Like

0 comentários

Instagram