Para uma Páscoa Diferente { Cupcakes de Lima e Sementes de Papoila }

abril 10, 2020


receitas simples páscoa


Páscoa é sinónimo de partilha e doçura. De uma mesa farta e recheada de coisas boas, partilhadas entre famílias que nesta altura se deslocam para a terra natal em busca de um pouco de sossego e paz. Estar com a família, visitar familiares que já não se viam há alguns meses, poder usufruir de um silêncio inigualável e de uma paz energizante, torna esta época ainda mais bonita.

Mas este ano vai ser diferente. Um ano atípico, mas para o bem de todos nós assim o terá de ser. Um ano em que a Páscoa, a partilha e a reunião em família se resume às pessoas que estão e vivem connosco diariamente.

Irá ser uma Páscoa mais pobre? Sim e não! De afectos entre toda a família sim, mas poderá ser o reforço desses mesmos afectos e amor no seio da nossa família diária. Daquela que 24h por dia e 365 dias no ano está sempre connosco, e que vive connosco. Uma Páscoa onde se tem que reinventar modos de viver e ajustar o dia-a-dia da melhor forma, confinamos a 4 paredes para quem não tem a sorte de viver já diariamente no meio da paz, do silêncio, do ar puro do campo.

Eu próprio vivo entre 4 paredes num apartamento, em que o grande já se torna pequeno, e a varanda a única forma de ir apanhar um pouco de ar e de sol. Sinto-me na necessidade de por vezes passar pela casa dos meus pais, de os posso ver apenas de longe, de lhes dizer um olá de longe ficando a vontade enorme de os abraçar para daqui a uns tempos. 
Refugiu-me na horta e nas árvores de fruto que agora começam a ganhar flor para depois nos trazer os frutos que tanto adoramos. É lá que quando em dias mais difíceis, vou apenas apanhar um pouco de ar puro. Como se só ali houvesse ar puro e silêncio. Ao fundo ouço as galinhas, ou os cães a ladrar e nada mais. Mas se até uns meses o fazia de forma instintiva e sem saber muito bem a razão. Hoje vou lá com um preceito. Pequenas coisas que passavam por nós e que nos fazem tanta falta sem sabermos até então disso.

Mas voltando às quatro paredes em família. Há uma Páscoa para preparar, há receitas doces e salgadas para testar. Entre folares de carnes, ou folares doces com limão ou erva doce. Entre o cabrito ou o borrego para a refeição principal. Entre os ovos de chocolate e as amêndoas de Páscoa há muitas outras receitas que nesta época ganham vida. 

A receita que hoje trago é algo simples, pensada para ser feita a várias mãos. De pais e filhos todos numa cozinha. O desafio é grande mas o resultando ainda é mais grandioso.
Uns Cupcakes de Lima e Sementes de Papoila, simples de preparar que até podem ser preparados noutra qualquer altura para servir de lanche. Leva uma cobertura de queijo mascarpone  para os enaltecer. Por fim umas amêndoas torna estes cupcakes dignos de estarem numa mesa de Páscoa. 





Cupcakes de Lima e Sementes de Papoila

Ingredientes:

250 gr de farinha
120 gr de açúcar amarelo
2 colheres de chá de fermento 
1/2 colher de chá de sal
2 ovos
100 gr de iogurte natural
100 ml de óleo
Raspa de 1 Lima
2 colheres de sopa de sementes de papoila

*Para creme:

500 gr de queijo mascarpone
100 gr de manteiga sem sal em cubos pequenos
200 gr de açúcar em pó
Corante em gel verde q.b.

Amêndoas de chocolate coloridas.

Preparação:

1. Comece por preparar os cupcakes. Pré aqueça o forno a 180ºC.

2. Numa taça bata o açúcar com os ovos, acrescente o óleo e o iogurte. Misture muito bem. Adicione depois o fermento, a farinha, o sal, a raspa de lima e as sementes de papoila. Envolva tudo muito bem, até ficar uma massa uniforme.

3. Unte com manteiga formas de cupcakes e preencha com massa cerca de 3/4. Leve ao forno a cozer durante 15 a 20 minutos. Retire e deixe arrefecer.

4. Prepare o creme. Bata o queijo mascarpone com a manteiga muito bem, adicione o açúcar em pó e um pouco de corante. Bata tudo mais um pouco. 

5. Disponha o creme num saco pasteleiro com uma boquilha frisada e decore os cupcakes com esse creme. Por cima coloque algumas amêndoas de chocolate coloridas.




You Might Also Like

0 comentários

Instagram