Vamos Festejar a Páscoa { Ovos Roxos Recheados }

abril 05, 2020

entrada, ovos roxos, ovos recheados

A uma semana de festejarmos a Páscoa, esta época era vivida em reunião de família, em redor de uma mesa repleta de boa iguarias desta estação.
As cozinhas ganham vida e alegria. São invadidas pelos aromas da erva doce e do limão, enquanto se preparam os folares desta Páscoa ou pelos aromas dos condimentos na preparação do cabrito.

Sinto-me igualmente invadida por memórias de outros anos, em que ajudava a minha mãe a preparar os folares e as sobremesas para o almoço de domingo de Páscoa. Antecipadamente definíamos a ementa do dia, numa lista escrevíamos todos os ingredientes que necessitávamos, para ser mais fácil quando fossemos às compras.

Assim, na sexta feita santa preparávamos os folares doces e no sanado todas as sobremesas para o almoço de domingo. Almoço que era sempre em casa dos meus avós maternos, com os meus tios e primos. Todos juntos em redor de uma mesa, partilhávamos histórias, sorrisos e boa disposição. A troca de amêndoas e dos folares caseiros era feita no final do almoço. Memórias e saudades que nos enchem o coração, muito mais em momentos como estes que estamos a viver.

Este ano, as reuniões em família apenas foram adiadas. Serão reuniões em modo virtual, através de videochamadas. Também eu este ano vou sentir uma Páscoa bem diferente. Em casa, e longe dos meus pais. Mas tudo isto é para todos ficarmos bem. Será este o pensamento que me tem acompanhado.

O que não pode faltar é uma mesa repleta de coisas boas, bem alusivas a este momento. Uma entrada simples e que compõe a mesa de qualquer almoço. Uns Ovos Recheados bem diferentes, com uma cor roxa bem apelativa é a sugestão de vos deixo para esta Páscoa. Vamos tornar este momento mais alegre e colorido.

páscoa, receitas páscoa, ovos roxos

ovos recheados, entrada páscoa

Ovos Roxos Recheados

Ingredientes:

6 Ovos
1 Beterraba
3 Colheres de sopa de maionese
Salsa q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Preparação:

1. Comece por cozer os ovos. Com cuidado retirar a casca.
2. Depois corte ao meio os ovos, mantendo a clara intacta. Reserve as gemas cozidas.
3. Com a ajuda de uma centrifugadora ou liquidificador, obtenha sumo da beterraba.
4. Numa taça coloque as claras de ovo e por cima o sumo da beterraba. Deixe ficar no frigorífico durante a noite. Retire e limpe com papel absorvente. Neste momento as claras já estão com cor roxa.
5. Prepare o recheio. Numa taça esmague com um garfo as gemas, adicione a maioneses, o sal, a pimenta e a salsa picada. Misture tudo muito bem. Recheie a clara com um pouco deste preparado. Repita o processo até terminar.
6. Sirva num bonito prato como entrada.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Querida Ana! Antes de mais. As fotos que lindas que cor, magnifica! O texto muito bonito.E mesmo assim... o espírito da pascoa em família. E deixa- me dizer te que estes ovos ja estão em 1º lugar na lista de almoço de dia de Pascoa. Obrigada pela partilha.
    Beijo
    Elsa.

    ResponderEliminar

Instagram