Semifrio de Morango

julho 26, 2020

receita de semifrio de morango

Receita de semifrio de morango

Uma sobremesa para partilhar num almoço de família, quando a estação nos dá o que de mais bonito tem. A sua cor, o seu sabor e textura em forma de fruta e legumes.

Os morangos são mesmo fruto de um Verão colorido e saboroso. São o mote principal desta sobremesa, deste Semífrio de Morango que tem tanto de simplicidade como de frescura.
Em qualquer prato, em qualquer receita seja ela mais simples ou mais elaborada coloca-se como ingredientes principais as memórias, o amor e dedicação.

Os morangos são dos frutos que sempre me acompanhou ao longo deste anos de vida. Criados em latas de tinta com furinhos. Latas que ainda existem agora já substituídas por outras mais novas e menos enferrujadas. Contudo, por cá ainda se produzem os morangos em latas de tinta com furinhos.

Em tempos de criança, num daqueles momentos dos porquês, questionei o meu pai sobre a razão pela qual se faziam furinhos nas latas antes das mesmas se encherem com terra fértil e onde se iriam plantar os morangueiros. 

Ele apenas me respondeu, que era uma forma da água que estava em excesso poder sair. E assim, de uma forma bonita e sincera me recordo desses momentos.

Trouxe para esta sobremesa todos esses sentimentos de outrora e daqui resultou uma sobremesa simples em que a base é feita com uma torta de morango, que abraça um creme suave.  Esse creme se faz rodear de doces morangos. Por cima, vestimos o semifrio com uma bonita cor avermelhada originada pelo puré do fruto desta estação.

receita simples de semifrio de morango


semifrio de morango receita


Semifrio de Morangos

Ingredientes:

1 Torta de morango (de compra ou caseira)
300 ml de natas
400 gr de morangos em puré
7 folhas de gelatina
3 colheres de sopa de açúcar
Morangos q.b.
Hortelã q.b.

Preparação:

1. Comece por cortar a torna em rodelas com cerca de 1 cm e coloque sobre a base de uma forma de fundo amovível de 20 cm. Corte os morangos ao meio e coloque na lateral da forma como na imagem. Reserve.

2. Retire 1/3 de chávena de puré de morango para a cobertura e reserve no frio até servir. Do restante puré, leve ao lume até ficar quente metade do puré.

3. Demolhe as folhas de gelatina em água fria.

4. Bata as natas com o açúcar e reserve.

5. Quando o puré estiver quente, retire do lume e adicione as folhas de gelatina, mexendo bem para dissolver. Acrescente depois o restante puré e misture bem.

6. Por fim adicione as natas ao puré, envolvendo bem tudo. Deite sobre a torta e leve ao frio até solidificar ou de um dia para o outro.

7. Retire do frio, e com cuidado retire o aro da forma. Coloque sobre um bonito prato de servir e por cima coloque 1/3 da chávena do puré. Decore com morangos e folhas de hortelã.





You Might Also Like

1 comentários

  1. O seminário está com aspecto divinal!
    Mas vim aqui a correr para me deliciar com as fotos!
    Fantásticas. Adorei querida Ana! Sempre a inspirar...
    Beijo
    Elsa.

    ResponderEliminar

Instagram