Creme Brûlée de Coco, Erva Príncipe e Manjericão
abril 09, 2021Os últimos meses têm sido uma rotina constante. Todos iguais ou muito idênticos. Entre casa e o trabalho assim se fazem os dias por aqui.
Não há planos para férias ou até para um fim semana fora, não há a lista de compras para jantares especiais com amigos, não há os convívios necessários ao ser humano.
Tudo mudou, espero que retome, mas será que virá a ser igual.
Por aqui, são os fins semana fora a conhecer o nosso país e as minhas viagens por outras culturas que me fazem muita falta. Nem todos entenderão, mas viajar para mim é como um nectar, algo que se toma para viver.... e hoje sinto-me a "morrer" aos poucos.
Vou recordando viagens, e esta semana as redes sociais recordaram-me que há 8 anos atrás estava pela primeira vez na ilha da Madeira. Voltei em 2019, e voltarei este ano se for permitido.
Viajar é mais que um lufada de ar fresco, é vida, é conhecimento, é socialização... Espero mesmo num futuro próximo começar a viajar, nem que seja pelo nossos lindo país.
Nada será igual, é verdade, mas tudo tem um início e um fim... esperamos que o recomeço seja para breve.
Até lá, deixo uma receita que de tradicional nada tem, aldo diferente mas surpreendente.
Sabores bem distintos que juntos complementam-se na perfeição.
Creme Brûlée de Coco, Erva Príncipe e Manjericão
Ingredientes:
4 gemas de ovo
100 ml leite de coco
250 ml de natas
60 gr de açúcar amarelo
1 colher de sobremesa de erva príncipe picada grosseiramente
6 a 8 folhas de manjericão (dependendo do tamanho)
Açúcar demerara q.b.
Preparação:
Pré aqueça o forno a 150ºC.
Leve ao lume 100 ml de natas, com o leite de coco, o manjericão e a erva príncipe até começar a fervilhar. Retire e reserve.
Noutra taça bata as gemas e acrescente o açúcar amarelo, misture muito bem.
Coe o preparado das natas e acrescente as restantes natas frias. Adicione á mistura dos ovos mexendo sempre.
Encha as tacinhas em 2/3 e leve a cozer em banho-maria no forno cerca de 40 minutos. O creme deve ficar firme, mas no centro com uma pequena ondulação.
Retire do forno e deixe arrefecer. No momento de servir, polvilhe com açúcar demerara e queime com a ajuda de um maçarico de cozinha.
0 comentários